713532253792788 998039341214995 232890003076848 COMO O AÇUCAR TE ENGORDA? (31/10/2022)
top of page
  • Foto do escritorPedro Aguiar

COMO O AÇUCAR TE ENGORDA? (31/10/2022)

Atualizado: 1 de nov. de 2022


Confira os 5 TÓPICOS​ abaixo que vão te ajudar a mudar para melhor HOJE mesmo!

1) Açúcar não é algo bom para ninguém.

Independente de se o seu objetivo é emagrecimento ou não, é importante que você entenda que não existe o “melhor” tipo de açúcar. Talvez apenas o menos pior, levando em conta a inclusão de um processamento químico como no caso dos refinados.

Isso por que, quando falamos de açúcar, estamos falando de calorias vazias​. Ou seja, algo extremamente pobre em nutrientes e que como vamos mencionar abaixo, desencadeia um efeito hormonal nocivo ao seu corpo no que diz respeito ao armazenamento de gordura. E também metabólico importante quanto ao estímulo da compulsão alimentar (por ser um carboidrato simples e de rápida absorção​).

E se você está pensando agora... “Mas e o açúcar mascavo, o demerara... Não são saudáveis?”.

Aqui também é fundamental que você entenda que...

2) Açúcar é açúcar.

Em relação aos tipos de açúcar: o açúcar mascavo é o menos refinado realmente. Depois o

demerara, por último o cristal e o branco comum. Nesse caso, “menos refinado” só

significa que tem um pouco mais de vitaminas e minerais. Mas em um % muito baixo,

quase insignificante​.

E assim: o açúcar que é o maior vilão está ali. Existem muitas fontes alimentares boas para

suprir vitaminas e minerais. Ninguém precisa consumir açúcar com esse objetivo. Não faz o

menor sentido.

Em relação ao açúcar de coco, por exemplo, a mídia muitas vezes costuma divulgar

esse como sendo uma opção saudável por ter o índice glicêmico menor. ​De fato, ele

tem. Mas isso só significa que ele tem mais frutose. Já que o índice glicêmico está

ligado a glicose e não existe um índice “frutosêmico”.

E como vamos mencionar abaixo: o excesso de frutose também é um problema, já que o nosso foco em termos de perda de gordura é diminuir a liberação de insulina. O mesmo vale para mel, agave, etc. A frutose concentrada está ali.

Então a verdade é que falar de índice glicêmico para açúcar não tem a menor relevância. Porque quando não se tem o problema da glicose concentrada, parece haver o da frutose concentrada.

3) Como o açúcar prejudica a sua queima de gordura e aumenta o seu armazenamento.

Para você entender: a sacarose que é o açúcar comum (de mesa) é 50% glicose e 50% frutose. Como funciona isso: a glicose aumenta a glicemia, que é a glicose no sangue. Quando isso acontece, aumenta o nível sanguíneo de um hormônio chamado insulina. É ele que bloqueia a sua queima de gordura e estimula o seu armazenamento. Esse é o mecanismo da glicose.

Mecanismo da frutose: embora seja mais complexo, já que a frutose é convertida pelo fígado em glicose, o que o faz trabalhar mais que o normal, podendo, quando em excesso, levar ao que se chama de fígado-gordo, e ao aumento das taxas de colesterol e de triglicerídeos... Evidências já têm mostrado que a frutose também está ligada ao mecanismo

de resistência à insulina. Ou seja, forçaria o seu corpo a produzir cada vez mais insulina e bloquear ainda mais a queima de gordura.

Então como a insulina é o hormônio chave para otimizar o seu emagrecimento... Tudo que interfere na sua liberação acaba merecendo muita atenção! Seja pela glicose ou frutose concentradas. Açúcar definitivamente é algo que não vai nos ajudar no processo.

4) Como o açúcar estimula a sua compulsão alimentar.

A presença de glicose no fígado e no intestino delgado estimula a liberação de dopamina que é um neurotransmissor ligado a muitas funções, entre elas, emoções. O sabor doce junto com a liberação de dopamina e picos abruptos de glicose no sangue ativa o sistema de recompensa no seu cérebro, que desencadeia aquela famosa sensação

de “quero fazer de novo”. E o problema com isso é que a sobrecarga desse sistema aumenta justamente a perda de

controle, aumento do desejo e aumento da compulsão por doces.

Se você já ouviu aquela frase: “o açúcar é mais viciante do que a cocaína.”, saiba que ela realmente é verdade. É realmente embasada em estudos científicos.

E se você tem dúvidas quanto ao possível exagero dessa comparação... Tente pensar no desafio e tanto que é para a maioria das pessoas abrir mão do consumo de açúcar por alguns dias... É uma prova de dependência, certo?

O que eu quero dizer com isso... SEU DESAFIO COMEÇA HOJE!

É que, se você hoje tem o objetivo de melhorar a sua saúde e principalmente potencializar a sua queima de gordura, você deve restringir o consumo de açúcar ao máximo possível.

Por mais difícil que possa parecer no INÍCIO, é uma questão de hábito. Paladar é uma questão de hábito.* E com o tempo, com certeza, você vai aprender a apreciar o gosto natural dos alimentos.

“Ah, mas café sem açúcar eu não gosto.” Então, sendo realistas, a verdade é que você não gosta de café, gosta de açúcar. Nas Estratégias Queima Acelerada, nosso programa de alimentação, não há quem não tenha realmente persistido e conseguido superar essa dependência. É claro que no nosso programa temos dicas adicionais para lidar com esse vício... Mas saiba que essa abordagem inicial já pode ser de grande ajuda. Então o nosso convite é que você realmente tente nesta semana, ok?

Lembrando que quanto mais difícil for o processo, maior o sinal de que você precisa dessa mudança. De que você realmente tem uma relação de dependência... E no caso: com algo que não faz bem para você.

Isso vale para o açúcar que você venha a adicionar em bebidas, preparações, sobremesas e principalmente industrializados. Aliás, industrializados costumam vir com uma concentração muito grande de açúcar. Independente até do gosto doce, sabia?

Justamente pela ação


viciante que o açúcar tem e também por ser utilizado também como conservante em muitos desses produtos. Então é algo que a gente precisa aprender a identificar em termos de rotulagem de alimentos.

5) Aprenda abaixo alguns dos sinônimos de açúcar... Açúcar bruto, açúcar cristal, açúcar de coco, açúcar de confeiteiro, açúcar demerara, açúcar invertido, açúcar mascavo, caldo de cana, dextrose, frutose, glicose, glucose de milho, glucose, lactose, maltodextrina, maltose, mel, melaço, melado, sacarose, xarope de glicose, xarope de malte, xarope de milho e a lista segue...

Bora desafio 7 dias sem açúcar? COMEÇA HOJE!!!


ADQUIRA AGORA O SEU ACESSO A PLATAFORMA DE EMAGREIMENTO ÁGUIA7 FITNESS Clique no botão abaixo:






94 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page